quinta-feira, 15 de maio de 2014

Primeiro e segundo mês do bebê em casa

Como estabelecer rotina? Dá pra ser mãe e mulher? Loucura total? 


O primeiro mês do bebê em casa é uma verdadeira loucuraaaaa!!! Pelo menos para pais de primeira viagem como nós e que não tivemos a ajuda de ter a nossa mãe junto por exemplo pra ajudar, esse período é uma loucura total.

A gente foi aprendendo tudo na raça meeeesmo! sozinhos e com as dicas da internet e os conselhos do pediatra, claro! A Valentina, como já disse no post anterior, precisou complementar as mamadas do peito com leite artificial e isso facilitou um pouco as coisas, enquanto o bebê que mama no peito mama a cada 3h, alguns em menos tempo, ela mamava a cada 4h e com isso começou a ficar mais fácil estabelecer uma rotina. Sou suuuper a favor da amamentação exclusiva no peito, mas não tive esse privilégio.

Mamães, não se deprimam ou fiquem muito chateadas, se culpando como eu fiz por não conseguir amamentar exclusivamente no peito, é claro que é o melhor alimento, porém não é o fim do mundo. A Valentina não largou o peito, mas mama apenas 10min em cada um e vai pra mamadeira. Ela é super saudável e nunca ficou doente.

O pediatra dela me explicou que a desnutrição de 0 a 3 anos causa problemas neurológicos e de aprendizagem, por isso, como eu disse no post anterior, se vc achar que seu filho sente fome e seu pediatra não deixa de forma alguma complementar, pense nos problemas que isso pode acarretar, procure outro profissional e complemente sem culpa. O que seriam então dos bebês adotados ou que a mãe não tem leite? 

Por tudo isso minha rotina era amamentar a cada 4h, como a Valentina nasceu em janeiro, ela adora tomar banho, chorava na hora de sair, sempre e esse ano fez um calor absurdo em janeiro, então era um banho de manhã e outro a noite. No início ela trocava o dia pela noite, mas depois que as mamadas se espaçaram para cada 4h, ficou a cada 4h, rsrs.

Meu marido me dava um super help, ele cuidava dela das 9h até as 1h da madrugada e eu dormia, a 1h ele trocava e dava mamadeira e ela dormia mais 4h e eu tinha dormido 7h seguidas o que me salvou do cansaço e das crises de exaustão. Se vc é casada e tiver um marido participativo, será muuuito mais fácil, pq é muito punk mesmo!!!!

E dá pra se cuidar e ficar bonita? Nãaaaaaaaaoooo!!! Pelo menos eu não conseguia, era tão corrido e intenso que até lavar o cabelo ficava difícil! Ir ao banheiro as vezes era um luxo, isso pq a Valentina sofreu demais com cólica a partir de 1 mês e meio.

Eu revezava a cada 6h com mylicon 3 gotas e colic calm (coliccalm.com), o colic calm é homeopático e eu comprava pelo amazon e pedia pra amigos que estavam em viagem trazer pq saía bem mais barato, mas no Brasil vc encontra  em alguns sites como no mercadolivre.com.br, macrobaby.com, babyfacil.com e custam em média R$ 90,00 aqui (esses 2 últimos sites dizem que mandam pro Brasil, mas eu nunca comprei neles), e no amazon.com paguei 2 por $25,00 dólares.

O pediatra da Valentina tb nos deixou usar funchicória, que nada mais é do que um pózinho de camomila com erva doce, tb homeopático, além de chá de erva doce com camomila sem açúcar (de 20 a 30 ml). Eu tb fervia 3 ameixas pretas com 200 ml de agua e misturava no leite 20ml de chá tres vezes ao dia.  Tudo isso ajudava, mas as vezes nada passava, ela gritava e se contorcia de dor, isso pq eu seguia as orientações de restrição alimentar a risca, não comia chocolate nem temperos fortes e não tomava nada com gás nem café.


Obs: vc deve molhar a chupeta na agua ou na boca do bebe e só depois passá-la no pózinho de funchicória para evitar que o bebê engasgue com o pó.

Nas crises mais severas, qdo já tinha dado mylicon ou colic calm há 30min, qdo nem o chá, nem a funchicória funcionavam, davamos um banho quentinho(37graus, é a temperatura correta) e jogavamos bastante agua massageando a barriguinha. Muitas vezes funcionou e se depois de tudo isso nada funcionasse tinhamos que apelar ao tylenol. Mas em 3 meses devo ter usado tylenol infantil no máximo 4 vezes, só usava em último caso mesmo.

Essa fase de cólicas é mesmo horrível, é preciso manter a calma para passar isso ao bebê, nas primeiras crises eu chorava junto, é mta judiação seu bebê sofrer daquele jeito e vc não poder fazer nada, affff. Mas com o tempo aprendi ficar calma, deitar ela com a barriguinha na minha, fazer massagem, exercício de bicicleta e todas as tecnicas acima. Mas confesso que algumas vezes depois que ela acalmou e a coloquei no berço, chorei de soluçar de pensar no sofrimento dela. Mãe tem um coração mto mole mesmo! rsrs. Mas assim que fez 3 meses, como se virasse uma chavinha as cólicas desapareceram, enfiiiimmm. É mesmo tudo uma questão de amadurecimento do sistema digestório.

Usamos primeiro o Nan Pró, mas ele prendeu muito o intestino dela. Tivemos até que usar supositório de glicerina uma vez

Mudamos então para o Nan Confort, as cólicas melhoraram mas não passaram

 Então mudamos para o Enfamil Gentlease, mas soltou demais o intestino, aí o que funcionou super foi revezar uma mamadeira de Nan Confort e uma de Enfamil. Agora com  quase 4 meses estou tirando o enfamil aos poucos, dou uma mamadeira de enfamil só por dia e as outras de Nan Confort, farei isso até terminar minha lata de enfamil


 

Com 2 meses e meio a Valentina começou dormir a noite toda, ex: das 00:00 as 9:00 e a partir daí as coisas foram se regularizando e a vida ficando mais tranquila, no primeiro mes ficamos em casa por conta dela não ter as vacinas e até pela rotina doida, mas a partir do segundo mês a casa da vovó foi liberada, restaurantes mais vazios e com a rotina já adaptada a mamãe já conseguiu ficar mais bonita e arrumada. Fiz luzes no cabelo, comecei voltar fazer as unhas no salão e já até conseguia fazer uma maquiagem rápida. rsrs

Claro que cada bebê é diferente, mas a minha primeira experiência como mãe está sendo tranquila e maravilhosa! Estou cada dia mais apaixonada pela minha princesa!

Enfim, por hj é só! 

Espero que gostem e que ajude um pouco!

Dicas:

1- Mantenha uma rotina sossegada e tranquila no primeiro mês, sem muitas visitas pq senão vc ficará mais exausta ainda

2- Siga as orientações do pediatra e não abuse em ficar saindo com o bebê que não tem vacinas, muitas doenças antigas e que podem matar estão voltando, a coqueluche é um exemplo

3- Seja chata e não deixe ninguém pegar seu bebê sem lavar as mãos ou usar alcool em gel, a segurança do seu filho vale mais que qualquer cara feia e quem é seu amigo mesmo não vai se ofender, e se se ofender eu nem me importaria, minha filha é meu maior tesouro.

4- Evite que outras pessoas fiquem beijando seu bebê  e a partir de 2 meses qdo ele começa colocar a mãozinha na boca, peça para não pegar na mãozinha dele ou a higeinize com agua e sabonete para bebe ou alcool em gel antes dele levá-la a boca. Mtas doenças com H1N1 são transmitidas pelo contato.

5- Relaxe e saiba que a partir do segundo mês tudo fica mais tranquilo e a vida vai voltando ao normal e tuuuudo vale a pena pelo seu maior amor!!! 

Bjinhos e até o próximo post!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário