segunda-feira, 5 de maio de 2014

O que fazer com aquele bebezinho quando chegar da maternidade?

Me lembro perfeitamente há 3 meses e pouco atrás quando cheguei da maternidade com a Valentina, uma coisinha tão pequena de 47cm, pesando apenas 2.500kg apesar d.e ter nascido com 2.750, mas os bebês sempre perdem peso quando saem da maternidade pq nascem bem inchadinhos! Meu Deus, a gente, depois do parto, não vê a hora de voltar pra casa com aquele bebezinho lindo e como na maternidade tudo é muuuuito mais fácil, afinal vc tem ajuda 24h das enfermeiras, a gente se ilude achando que tudo será um mar de rosas! Doce ilusão!!!

No meu caso, éramos só meu marido e eu, não tínhamos ninguém para nos ajudar, a mãe dele já muito idosa e cuidando de um cachorro doente e a minha mãe trabalhando, ou seja, tivemos que aprender tudo sozinhos, na raça, rsrsrs.

A primeira noite foi uma loucura, meus seios formaram casquinha de pus, a Valentina com fome, sugava e chorava, chorava não, berrava de fome pq o leite não saía. Eu, certa de que só daria o peito não tinha leite em pó em casa e nenhuma mamadeira esterelizada. E onde estava aquela bebezinha calma e tranquila da maternidade? Desespero total!!! Meu marido saiu correndo para comprar leite, afinal, meus seios estavam extremamente machucados e sangrando, a coitadinha não podia ficar com fome.

Na farmácia ele precisou pedir a atendente uma dica de leite pq nem imaginávamos qual deveria ser. Chegou, esterelizou a mamadeira e ela tomou tudinhoooo!!! Estava morrendo de fome!! que dó! então dormiu tranquila.

Na maternidade a Valentina as vezes precisava tomar um pouco de complemento (leite artificial) no berçario pq mesmo depois de mamar 30min em cada peito a glicema dela as vezes ficava baixa, mas lá eles davam no copinho. Mas em casa, dei na mamadeira mesmo.

Fomos ao pediatra a primeira vez 2 dias depois do nascimento, até então tudo bem!
Porém com o decorrer da semana, ela mamava a cada 1h30m, ou seja, cada mamada demorava em média 1h15m, 30 min em cada peito mais 15min pra arrotar, ou seja, ela já dormia mamando e eu acabava tendo mais ou menos 30min de sono entre as mamadas, se levarmos em consideração que no primeiro mês vc acorda toda hora pra ver se o bebê está respirando, eu e meu marido praticamente não dormiamos, emagreci 5kg em 10 dias.

Quando voltamos ao pediatra uma semana depois, estávamos acabados, exaustos. Foi aí que veio a luz no fim do túnel. Além de exausta, eu tinha crises de choro horríveis várias vezes ao dia e sem motivo nenhum.

Então a luz, o pediatra explicou que por ter nascido prematura,minha filha não tinha força e nem musculatura suficiente para sugar todo o leite que ela precisava, por isso mamava 1h seguida e logo depois queria mais, além do que, todas as calorias que ela deveria ganhar nas mamadas, ela já perdia ali mesmo, com tanto esforço para puxar o leite.

Precisaríamos complementar com mamadeira! Fiquei desesperada, chorei pq não queria que ela deixasse de mamar no peito. Mas ela estava perdendo peso e o pediatra me explicou que a desnutrição de 0 a 3 anos é muito perigosa e tem como consequencia problemas cognitivos de aprendizagem, dessa maneira era melhor correr o risco de ela largar o peito mas estar bem nutrida.

No consultório mesmo oferecemos uma mamadeira de 30ml de leite artificial e fomos embora, a Valentina dormiu por 4h seguidas. Daí pra frente seguimos a orientação do pediatra ao pé da letra: primeiro 10min em cada peito e depois 30ml de mamadeira que poderia ser tirado do meu peito, mas eu produzia pouco leite e não conseguia tirar.

Em uma semana subimos para 60ml e em um mes para 90ml. Ele tb me receitou um antidepressivo  que estimulava a produção de leite. Eu tomo o remédio até hoje, ela nunca largou o peito e o esquema deu tão certo que ela foi crescendo e ganhando peso rapidamente. Hoje está com 3 meses e desde aquela consulta, acordando a cada 4h, minhas crises de choro desapareceram, afinal dormir revigora as energias! rsrs

DICAS:

1- Tenha um bom pediatra, isso é fundamental;

2-  Não deixe de procurar ajuda se sentir que está muito triste e chorosa, pode ser apenas cansaço, pode ser hormonal, mas pode virar uma depressão pós parto, o que é mto grave;

3- Claro que o aleitamento materno é a melhor fonte de alimentação do bebê, porém preste atenção no choro dele, no intervalo das mamadas, no comportamento do bebê e não deixe seu filho passar fome, troque de pediatra se necessário, conheço crianças que tiveram até hérnia de umbigo de tanto chorar de fome e o pediatra insistia só no aleitamento materno.

4- Escolha bem a mamadeira, a maioria dos bebês até 3 meses tem muita cólica e hoje em dia já existem mamadeiras que tem um sistema que não deixa o ar ir para a barriga do bebê e dessa maneira diminuem as cólicas. Eu uso da avent philips.

Bom, é isso! Abaixo a foto da mamadeira que eu uso!
Bjinhos e até o próximo post!





Nenhum comentário:

Postar um comentário